Viagens pelo Mundo

VIAGENS PELO MUNDO ........ Espaço para dividir minhas experiências de viagens e compartilhar informações ... O verdadeiro caminho para suas viagens começa aqui, detalhes de roteiros,dicas e depoimentos de viajantes,dúvidas e muito mais...participe e opine... Boa Viagem !!!

pesquise seu hotel

De Paris a Giverny - Impressionismo de Monet

Pelos caminhos de Monet em Paris e Giverny

Musée de l'Orangerie


O Musée de l'Orangerie é uma galeria de arte impressionista e pós-impressionista, está situado na frente da praça Concorde no interior do Jardim das Tulherias .


Orange em francês quer dizer laranja e este museu,  construído em 1852,  está na antiga estufa onde as laranjas do jardim eram estocadas.
Contém trabalhos de Paul Cézanne, Henri Matisse, Amedeo Modigliani, Claude Monet, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir, Henri Rousseau, Chaim Soutine, Alfred Sisley e Maurice Utrillo entre outros.



O Musée de l'Orangerie abriga aquela que talvez seja a obra mais impressionante de Claude Monet: Les Nymphéas (As Ninféias) , Monet pintava às margens de um jardim aquático que ficava em sua propriedade em Giverny, na Normandia. O famoso lago de ninféias foi retratado pelo artista em aproximadamente 300 telas, dentre as quais, mais de 40 em painéis de grande formato.

As telas expostas no museu foram criadas unicamente para ser um presente do pintor à França. O edifício do museu foi escolhido por Monet em 1920 para abrigar as ultimas telas que ele pintaria de seu jardim de ninféias. Durante 7 anos, a chefe de arquitetura do Louvre, Camille Lefèvre coordenou os trabalhos de reforma do edifício seguindo as indicações do próprio Monet. De acordo com o pintor sua idéia é que o museu se torne um refugio de paz e sossego em meio a uma região movimentada da cidade. 
Monet na época

A catarata que castigava Monet em seus últimos dias era tão severa que boa parte da obra foi pintada sem que ele enxergasse as cores com as quais pintava - guiava-se apenas pela disposição das tintas na sua paleta, pois colocava as cores sempre nos mesmos lugares para pintar.
Musée de l'Orangerie
Place de la Concorde Jardin de Tuileries
Metrô: Concorde ou Tuileries linha 1
Ônibus: parada Concorde das linhas 24, 42, 52, 72, 73, 84 e 94
Entrada gratuita para menores de 18 anos

Para saber mais: http://www.musee-orangerie.fr/



Para viver a obra de Monet e suas Ninféias,
uma visita a sua casa em Giverny.




Em Giverny, a 75 km de Paris, encontra-se a casa onde morou Monet por 43 anos, entre 1883 e 1926
Além da visita à casa do pintor e à sua coleção de estampas japonesas, é possível visitar os jardins da casa, que foram pintados repetitivamente por Monet,  a visita aos jardins é como contemplar,  ao vivo, os quadros do mestre do impressionismo.
Como chegar:

  • É fácil ir de trem: na estação Saint Lazare, compre uma passagem para o trajeto Paris/Rouen. Descer em Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Há várias opções para este percurso: pegar um ônibus que sai à cada 15 minutos de Vernon para Giverny; alugar uma bicicleta na estação mesmo;
    ou pegar um táxi.
  • Outra opção é contratar um serviço de motorista, este vai ao hotel para pegar os passageiros e leva à Giverny, aguarda o tempo do  passeio e volta ao hotel no final do dia, os preços variam muito !
  • Há ainda o passeio pelos ônibus da empresa Cityrama/Paris Vision para uma ida e volta de ônibus Paris/Giverny. Os ônibus são confortáveis e guiados por guias bilíngües ,solução prática e econômica.
    Partem do centro de Paris, na Rue de Rivoli 214. O preço  é 75 euros por pessoa.




GIVERNY.... SONHO REALIZADO


Sempre sonhei em conhecer a França, começando por Paris claro, mas tinha um lugar que sempre me atraiu, e pertinho de Paris que é Giverny, cidade minúscula com um pouco mais de 500 habitantes, conhecida por ter sido escolhida por Claude Monet para ser sua residência e criar os seus famosos jardins, que inclusive foi fonte de inspiração para diversos de seus quadros, em Setembro de 2012 finalmente consegui realizar este desejo, aliás Setembro acho o mês ideal, em Giverny tem que andar muito e o clima é bem favorável, não está muito quente, nos meses frios os Jardins são fechados para visitas, embarquei com uma amiga para Paris, e tiramos um dia para conhecer os famosos jardins de Monet, não precisa entender de arte para ficar encantado, a casa é linda, parece que tudo está como ele deixou, a cozinha, os quartos.
 

Casa de Monet em Giverny

 A casa pode ser visitada por dentro, só não pode tirar fotos, mas a gente sempre da um jeitinho.
É uma volta ao tempo, o jardim é encantador, centenas de plantas, em um colorido surpreendente, lagos, peixes, a ponte com visão para os barquinhos e para quem é apaixonada pelas plantas como eu, é o paraíso.

Meire nas escadas da casa de Monet

Para chegar a Giverny existem ônibus de excursão que parte diariamente de Paris,eu como era a primeira vez fui de ônibus, mas da próxima vez talvez me aventure a ir de trem e passear pelos arredores que são muito bonitos .
Fica a dica :
Quando for a Paris vale muito a pena dar uma escapadinha até Giverny, com certeza você não se arrependerá, Giverny deixa sempre um gostinho de quero mais.
 (Meire)  
Nos caminhos floridos
Na ponte de um quadro

O quadro 



paisagem bucólica
Meire vivendo um sonho !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, sua opinião é importante !